terça-feira, 12 de junho de 2012

GOSTAR DE LER


GOSTAR DE LER

16 projetos que incentivam a leitura



Além de soltar a imaginação, a leitura constante melhora o vocabulário das crianças e a escrita



24/05/2012 15:03
Texto Lígia Menezes e Iana Chan

Foto: Divulgação

O Projeto Contadores de Histórias em Hospitais, do Instituto História Viva, leva alegria e arte aos pacientes


Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças apenas no período escolar e, sim, acompanhá-las por toda a vida. Afinal, com eles, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário. Felizmente, alguns educadores já se deram conta disso e desenvolveram projetos para incentivar a leitura nos pequenos.

Um bom exemplo são as oito iniciativas desenvolvidos há 14 anos pelo Projetos de Leitura, grupo sem fins lucrativos que se mantém por meio de patrocínios e atua na Grande São Paulo. Elas vão desde contação de histórias a caravanas de venda de livros a R$ 2.

"A ideia é, por meio de textos agradáveis, criar o prazer da leitura de forma que o livro faça parte da vida do aluno não só durante as aulas. Em um de nossos projetos, por exemplo, participam anualmente 300 escolas, beneficiando cerca de 50 mil alunos", conta Laé de Souza, coordenador do Grupo.

Incentivos como estes são bem-vindos e já mostram resultados positivos, se compararmos hoje com doze anos atrás. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pro Livro (IPL), houve crescimento do índice de leitura no Brasil entre a população com mais de 15 anos - de 26 milhões de leitores em 2000, que liam por ano 1,8 livros cada, para 71,9 milhões, com 3,1 livros por ano por pessoa, em 2011.

Dê o exemplo!
O exemplo e o gosto pela leitura precisam vir dos pais e familiares. Para se ter ideia, 87% dos considerados não-leitores nunca foram presenteados com livros na infância e 63% deles nunca viram a mãe lendo - a porcentagem vai para 68% quando se trata do exemplo paterno. (Dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011).

A leitura incentiva prática escrita
Outra vantagem da leitura é a melhora na produção escrita. "Tenho contato com algumas mães que compartilham comigo os avanços dos filhos nessa área. A qualidade da estrutura oral do texto dos alunos é facilmente percebida", relata Milene França, organizadora do Projeto Livro vai, livro vem, eu leio e você também, realizado na E.M.E.I. F. Valter Aliberti Júnior, em Itapetininga. Nele, há rodas de leituras, que apresentam nas crianças novos elementos e conteúdos relacionados à literatura.


Teste: você ensina seu filho a gostar de ler?



Michele Julio Costa de Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário